Durante a sessão desta terça-feira, 2, o vereador Anderson Branco (PL) apareceu de óculos escuros e de boné. Ele participou da reunião de maneira on-line.
Antes de entrar ao vivo na TV Câmara, o Diário do Rodrigo Lima foi informado que o presidente do Legislativo, Pedro Roberto (Patriota), teria feito uma consulta a funcionários sobre possível impedimento da participação do colega. Como não há uma regulamentação sobre o traje do vereador quando está participando de maneira virtual, foi permitida.
Branco havia justificado sua ausência. Ele mesmo mostrou desconforto com a situação durante a sua manifestação. “Não repara. Estou na pista, vindo de São Paulo. Um compromisso com a família, com a minha esposa, compromisso médico. Estou voltando”, afirmou o vereador do PL. “Eu parei o carro em um posto de gasolina aqui. Estou com o cabelo meio bagunçado, Pus até um boné para não ficar estranho.”
Branco falou sobre a fiscalização em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele tirou o óculos, mas voltou a usar o acessório enquanto falava.
Colegas do vereador reclamaram da situação. “Daqui a pouco vão aparecer de cueca e sem camisa”, disse um parlamentar que pediu para não ser identificado.
Há projeto de Resolução na Casa, que propõe deixar mais informal o traje dos vereadores, que atualmente, são obrigados a participar de terno e gravata das sessões. A proposta prevê o fim da obrigatoriedade da gravata.
Branco disse que achou que seria importante a sua participação na sessão. “Achei que era mais importante minha participação na sessão mesmo estando informal sem gel no cabelo, a população quer ver o parlamentar trabalhando”, afirmou o parlamentar.
Atualizado às 20h40