O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Brasil nesta quinta-feira, 30, após permanecer 89 dias nos Estados Unidos. Ele tem como um dos principais objetivos tentar liderar a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Paralelamente a isso, ele terá de responder uma série de acusações, como o caso das joias da Arábia Saudita. Em vídeos que pipocaram nas redes sociais, Bolsonaro aparece em um voo comercial vindo de Orlando, que pousou em Brasília por volta das 6h40 desta quinta-feira.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal preparou um esquema de segurança especial para a chegada do ex-presidente.
Bolsonaro vai assumir o cargo de presidente de honra do PL, com salário de aproximadamente R$ 40 mil, além de morar em um condomínio em Brasília.
O ex-presidente deve enfrentar uma enxurrada de acusações, o que poderá levá-lo a se tornar inelegível no futuro. É com isso que conta integrantes do governo Lula.
Ele pode responder por vazar dados de investigação sigilosa da Polícia Federal (PF), por interferir no órgão, por difundir fake news, entre outras acusações.Há no STF, seis inquéritos apuram supostas irregularidades cometidas por Bolsonaro que, em tese, configurariam crimes. Além disso, há outras 16 ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que podem torná-lo inelegível.