BASTIDORES DRL – Rodrigo diz sair de ‘cabeça erguida’; Branco pode ser punido pelo PL

Rodrigo Lima
Governador Rodrigo Garcia durante a sua participação no Programa Roda Viva desta semana / imagem – divulgação

‘Cabeça erguida’

Durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) confirmou que não terá participação direta na indicação de cargos na gestão futura do seu sucessor, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele já havia comentado o assunto durante a sua última passagem pela região de Rio Preto – clique aqui! O tucano diz que deixará o cargo de “cabeça erguida” após ser questionado sobre a derrota nas urnas, especialmente, onde nasceu – Tanabi – e onde passou grande parte de sua vida – Rio Preto.

‘Coerência’

Rodrigo afirmou ainda que o PSDB deixa um legado com “muita história”. Ele afirmou ainda que manteve a sua coerência política ao declarar apoio, no 2º turno, em Tarcísio contra Fernando Haddad (PT). O tucano disse que manteve sua coerência ao declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) contra Lula (PT).

Vereador Anderson Branco é o autor da proposta na Câmara/imagem – divulgação

Pressão

A Coluna apurou que vereadores do PL de Rio Preto têm posições diferentes em relação ao projeto que prevê a criação de mais seis cadeiras na Câmara, passando de 17 para 23. Enquanto Anderson Branco (PL) é a favor e autor da proposta, o seu colega Rossini Diniz (PL) é contra a proposta. O coordenador regional do partido, Fábio Marcondes, não foi localizado para comentar o assunto, mas ele já se posicionou contra a criação de mais vagas no Legislativo. O partido, inclusive, deve avaliar possível punição de expulsão de Branco, caso não retire o projeto.

Vereador Julio Donizete é a favor da criação de mais vagas no Legislativo/imagem – divulgação

Apoio a Branco

O aumento de mais cadeiras na Casa tem apoio de representantes de partidos no município. Entre os vereadores favoráveis estão Julio Donizete (PSD) e Bruno Moura (Mais Brasil). Os dois criticaram a manifestação de Marcondes contra o projeto nas redes sociais.

Ulisses Ramalho é o presidente do Mais Brasil em Rio Preto/imagem – divulgação

Nova casa

E a Coluna apurou que Branco já pode estar articulando para sair da legenda. E existe a possibilidade dele se filiar no “Mais Brasil” presidido pelo secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho. “Branco é meu amigo, mas não tem tratativa alguma”, afirmou Ulisses.

Empresário Eloy Gonçalves participa de protestos em Brasília/imagem – reprodução

Em Brasília

Caravanas com ônibus de graça até Brasília foram organizadas e partiram de Rio Preto no início desta semana. Eles se juntaram aos grupos bolsonaristas que questionam o resultado das urnas, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como próximo presidente da República. Eles querem que o resultado seja anulado. O empresário Eloy Gonçalves está na Capital Federal e acompanha os protestos.

Funfarme…

O complexo da Funfarme, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), figura numa seleta lista de instituições de saúde com a melhor infraestrutura do Brasil, de acordo com levantamento feito pela Global Health Intelligence (GHI), empresa lidera mundial em análises de dados de saúde para a América Latina. Segundo a GHI, foram analisadas as infraestruturas de 7.488 hospitais públicos e privados do país.

Cirurgia realizada no Hospital de Base em Rio Preto/imagem – divulgação

… entre os 10 melhores

O resultado deste gigantesco levantamento foi divulgado esta semana. Para Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do Hospital de Base, a presença entre os centros mais bem equipados reforça a importância da fundação e seus hospitais para a saúde não só dos 102 municípios para os quais é referência como também para todo o país. “Nosso complexo hospitalar possui profissionais altamente qualificados, que oferecem o atendimento humano e de qualidade, aliado à alta tecnologia em equipamentos, o que tem atraído cada vez mais pacientes de todo o país”, afirma Jorge

Transporte público…

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária, projeto de lei que autoriza o Executivo a conceder gratuidade no transporte público metropolitano para pessoas entre 60 e 65 anos. De acordo com o texto, o Projeto de Lei 608/2022 autoriza a gratuidade do transporte por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, que poderá ser suspenso ou cancelado caso haja uso indevido. Após concluído o trâmite interno na Assembleia, a medida seguirá para sanção ou veto, total ou parcial, do governador Rodrigo Garcia, o que deve acontecer até o fim desta semana.

Deputados aprovaram projeto durante sessão extraordinária na Alesp/imagem – divulgação

…gratuito

A autorização concedida pela Alesp ao Executivo está prevista no Estatuto do Idoso, de 2003, que já tem a gratuidade para pessoas com 65 anos ou mais em todo o Brasil. “A Alesp fez essa mudança no projeto e agora cabe ao Executivo analisar se concede a gratuidade a todas as pessoas acima de 60 anos ou apenas àquelas que não tem condições financeiras”, disse o presidente do Parlamento, deputado Carlão Pignatari.

Interdição….

A ponte estaiada sobre o lago três da Represa Municipal e uma das vias da avenida Nadma Damha ficarão completamente interditadas na manhã do próximo domingo, dia 4. A interrupção no fluxo de veículos vai das 7h às 12h. O motivo é a realização de uma corrida de rua. O trecho interditado vai da entrada na ponte pela avenida Sabino Cardoso Filho até a rotatória com a vicinal João Parisi. Na Nadma Damha, os atletas ocuparão apenas as faixas normalmente utilizadas pelos motoristas que seguem no sentido Engenheiro Shimitt. As faixas opostas serão reservadas para o fluxo de veículos em ambos os sentidos.

Veja qual é o trajeto da caminhada e da corrida neste domingo/imagem – reprodução

…em Rio Preto

A orientação da Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança é para que os motoristas e motociclistas que puderem, evitem transitar pela região na manhã de domingo para evitar congestionamentos. A avenida será sinalizada com faixas nesta quinta-feira, dia 1°. Um mapa com o trajeto da corrida está disponível no portal do Município por meio do endereço riopreto.sp.gov.br.

Deputado federal Guilherme Derrite foi confirmado para a Secretaria de Segurança Pública/imagem – Vinícius Rosa

Derrite no governo

O coordenador-feral de transição do novo governo, Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta quarta-feira, 30, novos membros da próxima gestão do governo estadual para 2023. São eles Guilherme Derrite para a Segurança Pública, Roberto de Lucena para a secretaria de Turismo e Gilberto Kassab para secretaria de Governo. Além deles, foi anunciado o médico infectologista Esper Kallás como novo presidente do Instituto Butantan e Inês Coimbra foi reconduzida para a Procuradoria Geral do Estado. “Seguimos os mesmos critérios de escolha até o momento: profissionais com capacidade, com conhecimento técnico, que já atuaram na área, participaram da montagem do nosso Plano de Governo e conhecem as necessidades de cada área para fazer a diferença pela população e do nosso Estado”, destacou o governador eleito Tarcísio de Freitas.

 

 

Deixe um comentário