Imbecil
Publicamente, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), afirmou que a reunião que definiu a liberação de novos leitos hospitalares para a cidade foi tranquila. Tudo teria transcorrido na mais pura calmaria. A Coluna Bastidores DRL, no entanto, apurou que Edinho teve de intervir em pelo menos um momento em que o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que era preciso de parar com a “imbecilidade” em comparar o atual governo com a antiga gestão no Estado.
Apressado
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) chegou todo apressado no 8º andar nesta quinta-feira, 6, para participar da segunda etapa da reunião com Eleuses e Edinho. Neste momento, os gestores da Saúde deram lugar aos articuladores políticos do atual governo. Eleuses ouviu diversos pedidos de apoio para a pré-candidatura de Itamar na eleição de 2024.
Muro
O apoio do PSD na região de Rio Preto passa pelas mãos do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, que é o secretário estadual de Governo. O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) deve participar das articulações e apoios de olho na eleição do próximo ano.
Não fui convidado
O presidente da comissão permanente de Saúde, Celso Peixão (MDB), estava soltando marimbondos pela boca no gabinete de Edinho. Motivo: ele não havia sido convidado para participar da reunião com os gestores do setor. Ele foi ao gabinete com o membro da comissão, o vereador Julio Donizete (PSD). Da mesma forma, jornalistas foram impedidos de participar da “reunião de trabalho”. O resultado da reunião foi dado em primeira mão em transmissão ao vivo feita no perfil do Diário do Rodrigo Lima no Instagram – clique aqui para assistir.
Marqueteiro de Tarcísio
Durante a sua participação no Podcast Diário do Rodrigo Lima – clique aqui para assistir – a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis, afirmou que tem o apoio de Tarcísio na disputa pela Prefeitura de Rio Preto em 2024. Nesta quinta-feira, 6, o presidente da Republicanos local, Diego Polachini, encaminhou a contratação do marqueteiro de Tarcísio, Pablo Nobel, para fazer a campanha da Coronel Helena no próximo ano.
Secretaria de…
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), assinou na tarde desta quinta-feira, 6, o projeto de lei que trata da criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Agora, a proposta segue para a Câmara, onde será analisada pelos vereadores. A expectativa é que o projeto seja votado já na próxima sessão, marcada para esta terça-feira, 11. “A nova secretaria será desmembrada da pasta do Trânsito, que ganha novo nome: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A ideia é que a pasta da segurança fique a cargo do coronel da reserva da Polícia Militar Jean Charles Serbeto, que atualmente é vereador.”, consta em nota.
…Segurança Pública
Entre as atribuições e objetivos da Secretaria Municipal de Segurança Pública estão a ampliação das atividades da Guarda Civil Municipal (GCM) na proteção do patrimônio público, na fiscalização do trânsito e nas ações de proteção a mulheres, principalmente por meio da Patrulha Maria da Penha. Uma das principais reivindicações de vereadores, como Julio Donizete (PSD), é o retorno dos chamados “Anjos da Guarda” nas escolas municipais após os ataques recentes que vitimou uma professora em São Paulo e crianças em Blumenau.
Podcast no forno
O ex-deputado federal Vaz de Lima gravou a sua participação no Podcast Diário do Rodrigo Lima, que vai ao ar nos próximos dias. Ele falou sobre a sua articulação para criar um grupo em defesa da sua pré-candidatura a prefeito de Rio Preto. Ele segue com as reuniões na cidade, como com o presidente do Sindicato Rural, Sérgio Expressão. “É um direito dele, inclusive sem compromisso com o PSDB, pois a sua história política dá direito dele escolher o melhor caminho”. afirmou o presidente do PSDB, Manoel Gonçalves.
Região Metropolitana
Edinho promoveu reunião com prefeitos da Região Metropolitana de São José do Rio Preto. Participaram do encontro os prefeitos de José Bonifácio, Nova Granada, Tanabi, Mirassol, Olímpia, além do vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, Jair Moretti (secretário de Governo), Nicanor Batista Júnior (superintendente do Semae).