Pinato lança Pauléra…
O deputado federal Fausto Pinato (Progressista) esteve em Rio Preto nesta terça-feira, 14, e lançou a pré-candidatura a prefeito do vereador Paulo Pauléra (Progressista na eleição de 2024), além de liberar R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares. Ele afirmou que o partido será protagonista na eleição do próximo ano na cidade. Na entrevista exclusiva à Coluna Bastidores DRL, o deputado afirmou que o pré-candidato é o “bigode” ao se referir a Pauléra. “Não vamos ficar na rabeira de ninguém”, afirmou Pauléra, que é o atual prefeito em exercício de Rio Preto. “A minha palavra tem bigode e a minha dupla tem bigode. O nome é do bigode (Pauléra)”, afirmou Pinato. Clique aqui para assistir a entrevista.
…pré-candidato a prefeito de Rio Preto
“Vamos fazer pesquisa e não abrimos mão de uma candidatura a prefeito”, afirmou Pinato ao dizer ainda que o Progressista não será “puxadinha” de outras legendas. Pauléra disse que é “homem de partido”. “A missão que o partido me determinar estou preparado para assumir. Não vamos na rabeira de ninguém”, afirmou Pauléra à Coluna durante a entrevista exclusiva.
Com o bispo
Já prevendo que Pinato iria lançar a sua pré-candidatura, Pauléra visitou o bispo Dom Vilar. Quem também estava com o religioso foi o vereador Bruno Marinho (Patriota). “Durante a semana tive a felicidade de ser recebido pelo Bispo Diocesano de nossa cidade, Dom Antônio Emidio Vilar. Como cristão, fiquei honrado por essa oportunidade. Um homem sábio e que vem atuando de forma singular”, escreveu Marinho nas redes sociais.
Rápido e ligeiro
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) divulgou vídeo em que afirma que o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) fará a liberação de R$ 30 milhões para a Saúde de Rio Preto, conforme pedido apresentado por ele e pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), que está em férias. A liberação de recursos ocorreria, de acordo com Itamar, em duas vezes.
Valdomiro prega em culto
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) participou do culto e participou da pregação em igreja evangélica no final de semana. A mensagem foi direcionada aos jovens. Valdomiro é pré-candidato a prefeito na eleição de 2024 em Rio Preto.
Golaço
O vereador Julio Donizete já colhe os dividendos políticos da iniciativa de pedir a retirada de barracos na avenida Philadelpho Gouveia Neto e proximidades. Ele agradeceu os órgão competentes pela iniciativa em que a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) fez a retirada das pessoas em situação de rua com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar – clique aqui para assistir ao vídeo.
Rebelião
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou nesta terça-feira, 14, que o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém opera dentro dos padrões de segurança e disciplina nesta semana. A unidade, no entanto, registrou um princípio de rebelião dos detentos. “No último fim de semana, 11 e 12 (de novembro), as visitas na unidade foram suspensas após o registro de atos de insubordinação praticados por presos de um dos pavilhões, que danificaram colchões e lençóis. Após a solução da ocorrência, foi providenciada a remoção dos envolvidos, o que ocorreu sem incidentes”, afirmou em nota.
Em Jaci
O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, esteve em Jaci e se encontrou com Frei Francisco. “O eterno ‘Padre Nélio’ que começou sua trajetória em Engenheiro. Schmitt, e hoje é referência internacional na gestão de saúde, principalmente a mental. Fui ao Lar São Francisco acompanhado da nossa competente prefeita Valéria Guimarães”, escreveu Diego nas redes sociais.
Encontro entre coronéis
O secretário municipal de Segurança Pública, Jean Charles, se encontrou com o comandante da Polícia Militar, Coronel Fabio Candido, que fez críticas ao distanciamento das corporações, conforme revelado pela Coluna Bastidores. “A Secretaria de Segurança Pública informa que tratou-se apenas de mais uma reunião de trabalho, as quais são rotina na agenda de integração entre as forças municipais e do estado. Não houve assunto específico que merecesse prioridade na pauta”, afirmou a Prefeitura em nota. “O diálogo e a união de esforços devem prevalecer, visando a melhoria na prestação do serviço à sociedade. A colaboração entre as forças de segurança são rotas a serem perseguidas, quando o bem comum deseja ser alcançado”, escreveu Jean nas suas redes sociais.
Cadê o cinturão eletrônico?
A Coluna Bastidores DRL acompanhou o encontro entre Candido e representantes dos comerciantes da região central de Rio Preto. O grupo foi cobrar maior segurança na região central do município. O coronel afirmou que tomou conhecimento que a verba que seria destinada à criação do cinturão eletrônico na cidade teria sido “contingenciado” – clique aqui para assistir ao vídeo. “Em relação à muralha digital (cinturão eletrônico) as tratativas ocorrem em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transportes”, afirmou a secretaria municipal de Segurança Pública em nota. A coluna não conseguiu contato com o secretário Amaury Hernandes.
Mototaxistas nos corredores de ônibus
Os vereadores aprovaram a proposta de João Paulo Rillo (Psol), em segunda discussão, que permite a circulação de mototáxis em faixas exclusivas de corredores de ônibus do transporte coletivo. O projeto atende à demanda apresentada por mototaxistas permissionários do município, garantindo a igualdade de tratamento a essa categoria em relação aos taxistas, que já têm a permissão de uso e circulação em faixas exclusivas e corredores de ônibus, além de promover a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.
Sabesp 1
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou nesta segunda-feira, 13, o terceiro pedido de liminar em um mandado de segurança contra a tramitação do projeto de lei 1.501/2023, que autoriza o Governo do Estado a desestatizar a Sabesp. O desembargador Matheus Fontes, relator do processo no Órgão Especial do Tribunal de Justiça, acolheu as manifestações da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e manteve entendimentos de duas decisões da semana passada pela tramitação normal da proposta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Sabesp 2
O novo mandado de segurança foi impetrado por deputados estaduais do PT. A bancada pedia a suspensão da tramitação do projeto de lei e sua substituição por uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que passaria a tramitar sem regime de urgência. Porém, o entendimento do desembargador seguiu o raciocínio de que questões regimentais da Alesp não estão sujeitas a controle judicial.
Parceria com o CREA-SP
O prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), recebeu o presidente em exercício do CREA-SP, Mamede Abou Dehn Junior, para a formalização de uma parceria. “Uma parceria pela segurança em projetos e obras em Votuporanga. Na oportunidade, assinamos o Termo de Cooperação Técnica, uma união que visa a troca de informações e integração técnica entre o órgão e a Prefeitura. Quero parabenizar ao Presidente em exercício Mamede Abou Dehn Junior por essa parceria que trará muitos ganhos para a nossa cidade”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
OAB na região
Em sua visita à região metropolitana de Rio Preto, na semana passada, o vice-presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, esteve na 245ª Subseção de Tanabi, onde foi recebido pelo presidente da Casa, Breno Gianotto Estrela. “Durante a visita, além de conhecer as novas instalações, Sica reforçou a importância da interiorização da advocacia. “Nós temos focado em levar mais os serviços da Capital para advogados do Interior, além de defender e buscar melhorar os honorários”, consta em nota. No mesmo dia, inclusive, Sica visitou também as Subseções de Mirassol e de Jales, e as salas da OAB instaladas nos fóruns de Jales e de Urânia – nesta última visita, o prefeito do munícipio, Márcio Arjol Domingues, anunciou a reforma e ampliação do espaço.