BASTIDORES DRL – Pauléra é obrigado a instalar CPI das Terceirizadas; Itamar emplaca Rio Preto como MIT e Valdomiro diz que Saúde é um ‘caos’

Rodrigo Lima
Presidente da Alesp, André do Prado, e o deputado Itamar/imagem – reprodução

Rio Preto é MIT

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira, 27, projeto de lei que classifica Rio Preto como Município de Interesse Turístico (MIT). A proposta é de autoria do deputado estadual Itamar Borges, que é pré-candidato a prefeito do MDB. O projeto seguirá para sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Clique aqui para assistir ao stories antes de desaparecer.

Deputado estadual Valdomiro Lopes usou a tribuna da Alesp/imagem – reprodução

Caos na Saúde 

Durante a sessão na Alesp, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) ressaltou, durante o seu discurso, o pedido de demissão do secretário de Saúde André Baitello nesta segunda-feira, 26. Valdomiro, que é pré-candidato a prefeito na eleição de outubro, afirmou que a Saúde está um “caos” no município. O parlamentar vai reunindo vasto material de campanha para tentar desconstruir as ações do governo do prefeito Edinho Araújo (MDB). Clique aqui para assistir ao stories antes de desaparecer.

Vereadores que fazem parte da CPI das Terceirizadas durante a sessão na Câmara/imagem – divulgação

Pauléra ‘nas cordas’ 1

O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), passou um dos seus piores momentos no comando da Casa após ser obrigado a fazer a instalação da CPI das Terceirizadas nesta terça-feira, 27. E, olha que ele cogitou empurrar mais à frente o cumprimento da decisão judicial ao emitir nota alegando que não havia sido notificado para oficializar a comissão na Casa.Clique aqui para assistir ao stories antes de desaparecer.

Pauléra foi obrigado pela Justiça a instalar a CPI que vai apurar irregularidades em empresas terceirizadas; pedido apresentado por João Paulo Rillo/imagem, – divulgação

Pauléra ‘nas cordas’ 2  

Após ser notificado, Pauléra ficou “nas cordas” e abriu a CPI que terá como presidente João Paulo Rillo (PSOL), o relator será Pedro Roberto Gomes (Republicanos), o membro será Jorge Menezes (PSD).  Renato Pupo será o suplente. O grupo vai investigar supostas irregularidades cometidas por empresas terceirizadas em contratos firmados com a Prefeitura. O presidente do Legislativo, Paulo Pauléra (Progressistas) só abriu a apuração contra o governo Edinho Araújo (MDB) após determinação judicial.

Em primeira mão

Conforme revelado pelo Diário do Rodrigo Lima, o juiz da 1ª Vara da Fazenda, Marcelo Haggi Andreotti, determinou a imediata instauração da CPI na Casa nesta terça-feira, 27. No seu despacho, ele decretou ainda a suspensão dos atos do presidente do Legislativo, Paulo Pauléra (Progressistas) que invalidaram as assinaturas dos ex-vereadores Jean Dornelas e Diego Mafhouz, ambos no MDB, e do parlamentar Francisco Junior (União Brasil) no requerimento que prevê a abertura da apuração no município.

Ulisses Ramalho é o secretário de Serviços Gerais/imagem – divulgação

Quase nocaute 

Uma das brincadeiras entre vereadores, logo após a instalação da CPI das Terceirizadas, é quanto tempo o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, vai conseguir se manter no cargo. “Ele (Ulisses) não resiste até a próxima sexta-feira”, comentou um dos parlamentares com a Coluna sob condição de anonimato. “Vem chumbo grosso por aí”.

Grupo de bolivianos durante a sessão foi homenageado pelo vereador Julio Donizete/imagem – divulgação

Dia da Bolívia

Durante a sessão, o vereador Julio Donizete (PSD) usou a tribuna da Câmara para homenagear a comunidade boliviana que mora em Rio Preto. Um grupo de bolivianos participou da sessão nesta terça-feira, 27. Donizete cria o Dia da Bolívia no município, a ser comemorado em 6 de agosto.

Ex-deputado Geninho Zuliani participou de evento do Lide/imagem – divulgação

Geninho no Lide 

O ex-deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) participou, em São Paulo, como um dos expositores de um seminário que abordou o desenvolvimento regional no Estado de São Paulo, promovido pelo LIDE Paulista. “Como relator do novo marco do saneamento básico no Brasil, participei do painel que tratou sobre ‘O saneamento após o marco regulatório: impacto, avanços e oportunidades’, junto com os prefeitos de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; Edinho Silva, de Araraquara e Rubens Furlan, de Barueri. Na moderação, o presidente do Lide Conteúdo, Carlos Marques e Marco Vinholi, à frente do Lide Cidades. Grande oportunidade de reflexão sobre os avanços, necessidades e o que ainda pode ser feito neste segmento”, escreveu Geninho nas redes sociais.

Comissão aprova ampliação…

A comissão especial destinada a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/23, que amplia a imunidade tributária para templos de qualquer culto, aprovou nesta terça-feira (27) o texto do relator, deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO). O texto original da medida também previa benefícios aos partidos políticos, mas o substitutivo do relator retirou essa parte da proposta.

… de imunidade tributária para igrejas

A versão aprovada proíbe a cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços de todas as religiões. O texto ainda prevê expressamente que também não podem ser tributadas as organizações assistenciais e beneficentes ligadas a confissões religiosas, como creches, asilos e comunidades terapêuticas, entre outras. Atualmente, a Constituição já proíbe o poder público de cobrar impostos de igrejas. No entanto, a imunidade tributária vale somente para o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades. Não podem ser isentos, por exemplo, os salários dos pastores.

Integrantes da Comissão dos Direitos Humanos de Rio Preto, advogado Uederson Duarte, durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima

Podcast no ar 

Uma guerra entre gangues e que envolve menores e adolescentes de diversos  bairros de Rio Preto foi mapeada por integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Preto. O advogado Uederson Duarte, membro da comissão, participou da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima e contou detalhes de uma batalha sangrenta que acontece nos bairros da periferia da cidade.  A intenção é formatar uma audiência pública na Câmara para debater o temas com as autoridades e forças de segurança. Clique aqui para assistir.

Fabiano Eduardo participou de ato na avenida Paulista no domingo/imagem – reprodução

Pré-candidatos na avenida Paulista 

Pré-candidatos a prefeito e a vereador ligados ao campo da direita no país aproveitaram o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na avenida Paulista, no último domingo, 25, para divulgar conteúdo nas redes sociais de olho no voto do eleitorado bolsonarista. A estratégia foi usada, por exemplo, pelo pré-candidato a vereador do PL de Rio Preto Fabiano Eduardo, assessor da Secretaria de Esportes.

Fábio Marcondes e Coronel Fabio Candido durante evento do Sincomerciários/imagem – Rodrigo Lima 23/2/2024

Estratégico

Pré-candidato a prefeito do PL em Rio Preto, Coronel Fabio Candido, tem atuado nos bastidores com o objetivo de tentar viabilizar o seu nome como um dos possíveis sucessores do prefeito Edinho Araújo (MDB). E, para ter sucesso na empreitada, tem admitido que ainda engatinha na política nos contatos políticos que têm mantido nos últimos dias. Candido vive dias decisivos sobre a discussão de possíveis aliados na eleição de outubro. Entendedores entenderão.

Deixe um comentário