Pesquisa do PL confirma…
O presidente do PL de Rio Preto, Luiz Carlos Motta, divulgou a seguinte nota na noite desta quarta-feira: “O PL informa que realizou uma pesquisa de intenção de votos em São José do Rio Preto com dois cenários que envolvem diversos nomes de possíveis candidatos a prefeito de Rio PretoUm dos cenários com o vereador licenciado e atual secretário de esportes, Fábio Marcondes. No outro cenário com o nome de Coronel Fábio”. O levantamento é um dos critérios defendidos, por exemplo, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, para definição do nome do candidato a prefeito do PL na cidade em 2024.
…pré-candidatura de Marcondes
De acordo ainda com a nota divulgada pelo deputado federal Motta, “o PL reafirma que conforme já declarado pelo presidente nacional do Partido, Valdemar Costa Neto, o candidato oficial do PL em Rio Preto é Fábio Marcondes. Partido que tem como um dos seus principais integrantes o eterno presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Luiz Carlos Motta”. “Reitero que o PL está em total harmonia quanto à candidatura do secretário de Esportes, Fábio Marcondes, para prefeito de São José do Rio Preto. Escolha respaldada pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. Essa coesão é fundamental para construirmos uma cidade mais forte e alinhada com os objetivos do partido”, escreveu Motta nas redes sociais.
Discurso alinhado
A manifestação de Motta só reforça o posicionamento de Marcondes amplamente divulgado no Podcast Diário do Rodrigo Lima que contou com a participação do secretário municipal de Esportes. Clique aqui para assistir a entrevista.
Edinho e Pauléra no Lide
O prefeito de Rio Preto em exercício, Paulo Pauléra (Progressista), participou ao lado de Edinho Araújo (MDB), que está de férias do prêmio Líderes Regionais, promovido pelo Lide Noroeste Paulista. A secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, e o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), também participaram do evento que reuniu cerca de 400 pessoas entre filiados, autoridades, indicados e finalistas da premiação.
Bebidas Poty é a empresa do ano
O evento foi comandado pelo presidente do Lide Noroeste Paulista, Marcos Scaldelai, que dividiu o palco com o vice-presidente, Gustavo Pierini, e os presidentes e vices do LIDE Futuro e LIDE Mulher: Alisson Batista e Jerusa Menegaldo Silva, Mariane Spotti e Ana Paula Cestari. A Bebidas Poty repetiu o feito de 2019 e foi eleita a Empresa do Ano. Com isso, representará o Noroeste Paulista no Prêmio Líderes Nacional, que acontece em dezembro, na Capital. Foi da Bebidas Poty também o título de Melhor Empresa – Segmento Indústria. Clique aqui para assistir aos stories.
Favela Marte
Edinho, Pauléra o CEO do Instituto Gerando Falcões, Edu Lyra; Amanda Oliveira, CEO do Instituto Valquírias World; Benvindo Neri, líder comunitário da Favela Marte 3D; o superintendente do Semae, Nicanor Batista; a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta; o secretário de Habitação interino, Dani Mateus. visitaram as obras da Favela Marte. A obra terá 239 moradias, sendo 10 sobrados que serão destinados às famílias com filhos e que precisam de uma área comercial para dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos anteriormente. Outras 25 residências terão acessibilidade para atender os moradores com algum tipo de deficiência, idosos ou pessoas acamadas. Os lotes das unidades possuem 94 metros quadrados, sendo 121 casas com um dormitório e 118 com dois. As plantas possuem projetos únicos, levando em consideração a característica de cada morador. Segundo a CDHU, das 239 unidades, 211 já estão com fundação e alvenaria prontas; 119 já possuem laje e 39 já receberam cobertura.
Eleuses recebe Itamar
Após a Coluna Bastidores DRL mostrar Marcondes com representantes do PSD de Rio Preto, o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que é pré-candidato a prefeito na eleição de 2024, foi recebido pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. “A saúde é um direito fundamental de todos, e para que ela seja garantida, é essencial que haja recursos suficientes para o setor. Hoje (quarta-feira, 7) estive com o secretário (estadual) de saúde, Eleuses Paiva. Falamos sobre o SUS Paulista, Regionalização do Sistema Cross, do aumento do orçamento da saúde para o próximo ano e das emendas que apresentei no PPA, para o orçamento de 2024 para a saúde. Estamos trabalhando juntos para encontrar uma solução que garanta a manutenção das Santas Casas e garantindo saúde à nossa população”, escreveu Itamar nas redes sociais.
Retorno
Já estava escrito nas estrelas: Marco Rillo retornou às fileiras do PT. Ele deixou o PSOL, comandado pelo seu filho, o vereador João Paulo Rillo. Em nota as legendas afirmam o seguinte: “Desde 2020, PSOL e PT mantém um diálogo franco para a construção de um projeto para a nossa cidade, para que esta se torne um território de justiça social e de igualdade para todas e todos, especialmente para a classe trabalhadora, majoritariamente constituída por negros e negras, mulheres, população LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.Nas últimas eleições municipais, a proposta de uma frente ampla e democrática precisou ser interrompida. No entanto, a retomada desta unidade garantiu que, em 2022, pudéssemos eleger o Presidente Lula, uma primeira derrota à agenda fascista, vez que há outras etapas deste enfrentamento”.
Avaliação da conjuntura
Segundo o PT e o PSOL: “a avaliação sobre a conjuntura de nosso município envolve sensíveis reflexões sobre qual cidade queremos construir para viver e desenvolver.Se uma cidade que entrega os serviços públicos a preço de ouro para empresas terceirizadas, em detrimento da absoluta violação de direitos trabalhistas de trabalhadoras e trabalhadores que, majoritariamente, desempenham as tarefas do cuidado de nossa população. Se uma cidade que destina um orçamento vultoso a obras faraônicas sem qualquer função social, em detrimento do investimento em acesso à cultura, universalização do ensino municipal, promoção de saúde de qualidade, proteção social aos mais pobres e preservação ambiental.É evidente que visamos construir e desenvolver a alternativa que, hoje, tem sido completamente negligenciada pelo governo municipal e que pode ser continuada inclusive por candidatos forasteiros, que tão somente visam perpetuar o contexto de exploração da força de trabalho de milhares de trabalhadores e trabalhadoras rio-pretenses, para a manutenção dos privilégios dos ricos e abastados”.
Alternativa
A nota afirma ainda que: “Diante disso, a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores aprovou, por unanimidade, uma solicitação de históricos militantes deste partido, os quais participam ativamente destes diálogos para a construção de uma unidade, e convidou Marco Rillo para retornar ao PT, convite que foi formalizado nos últimos dias, após comunicação à direção municipal doPSOL.Importante salientar que toda essa movimentação tem se dado de modo franco, sincero e com o máximo respeito às partes envolvidas, posto que oobjetivo principal é o fortalecimento da união do campo democrático e de defesa do Governo Lula. Essa iniciativa visa a construção de uma ampla frente progressista em favor da cidade, numa perspectiva de reconstrução democrática, que coloque os mais pobres como prioridade no orçamento público municipal”.
Ficam as perguntas
Com o retorno de Marco Rillo para o PT ficam os questionamentos: ele será o candidato a prefeito na eleição de 2024? João Paulo Rillo deve apenas disputar a reeleição para vereador? Marco Rillo pode ser candidato a vice de alguma outra candidatura alinhada ao campo da esquerda?
Condenação milionária…
A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão da 1ª Vara Criminal de Rio Preto, proferida pela juíza Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, que condenou sócio-proprietário de uma empresa por crime contra a ordem tributária ao omitir informações referentes ao recolhimento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), resultando em prejuízo de R$ 14,5 milhões aos cofres públicos.
…e a pena
A pena foi fixada em dois anos e 11 meses de reclusão, em regime semiaberto.
De acordo com o processo, entre os anos de 2014 e 2015, o sócio da empresa, atuante do ramo de comércio varejista, omitiu informações ao fisco referentes ao recolhimento do imposto de carnes adquiridas em outros estados. Além disso, deixou de pagar ICMS por emissão de notas fiscais eletrônicas de operações tributadas, não tributadas e isentas. A fiscalização da Receita Estadual atestou as irregularidades, o que gerou a lavratura de auto de infração em 2018.
Agenda cheia
O diretor regional da secretaria estadual de Governo, Igor Gonçalves, cumpriu extensa agenda em São Paulo nesta quarta-feira, 8. Ele se reuniu com o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB). “Nesta manhã, estive na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) diretamente no gabinete do Deputado Estadual Carlão Pignatari. Em uma conversa muito produtiva, pautamos sobre as demandas para o nosso querido noroeste paulista – e investimentos que trabalharão melhorias aos municípios”, escreveu Igor nas redes sociais, que se encontrou com o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab.
Lins
O vereador Julio Donizete visitou a escola cívico-militar “Profª Maria Cristina Sutti Lopes Moreno”, em Lins. O colégio é referência no país e foi reconhecido pela qualidade da infraestrutura disponível para os alunos e pela excelência dos processos educacionais adotados. O parlamentar defende a implantação do modelo escolar em Rio Preto.
Apoio ao agronegócio
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) divulgou vídeo em que defende o agronegócio no Brasil. Ele disse que pediu ao ministério da Educação para que anule a questão 89 do caderno branco do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que desqualifica o setor. “Que o governo federal peça desculpa ao agro brasileiro”, afirmou o parlamentar na gravação. A questão 89 abordou fatores negativos do agronegócio no Cerrado, mencionando, por exemplo, a “superexploração dos trabalhadores” e as “chuvas de veneno” (uma referência ao uso de agrotóxicos).
Rodrigo Garcia, o advogado
O ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) abriu escritório de advocacia e recebeu a visita do ex-deputado federal Geninho Zuliani. “Hoje pela manhã, visitei o novo escritório de assessoria jurídica do ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia. Na ocasião, entreguei um exemplar do livro ‘Saneamento Básico: Uma lei e um marco’, escrito por mim e Augusto Neves Dal Pozzo. Aproveitei a oportunidade para também agradecer o Rodrigo por prefaciar a obra, ainda na condição de governador do nosso Estado”, escreveu Geninho nas redes sociais.