Em Brasília
O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) se reuniu, em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, que estará em Rio Preto na próxima semana para inauguração do novo escritório regional da sigla. “Enriquecedoras conversas com o Presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e meu filho, Matheus Motta, discutindo a organização do partido em São Paulo/Rio Preto e questões orçamentárias da União. Trabalhando juntos para o progresso e desenvolvimento do nosso país”, escreveu Motta nas redes sociais.
Com um pé no PSD?
O presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, recebeu a visita da vereadora de Rio Preto Karina Caroline (Republicanos) em São Paulo nesta quarta-feira, 31. A Coluna Bastidores DRL apurou que Karina pediu guarido no PSD, comandado na região pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.
Benção
A presença do diretor regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Igor Gonçalves, no encontro entre Kassab e Karina representa que, em breve, a fumaça branca sairá da chaminé. Nunca é demais lembrar que a vereadora vai deixar o Republicanos de Rio Preto pela porta dos fundos após desentendimento com a direção local da sigla.
Apoio de peso
Tem muita gente que vai fazer beicinho. A Coluna Bastidores DRL confirmou informação que é negada pelo vereador Julio Donizete. O secretário do Trabalho, Demécio Rodrigo da Silva, conhecido como Beiço, irá apoiar a reeleição de Donizete em 2024. Inclusive, Beiço não será candidato a vereador. A conferir.
Articulação
O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, não esconde que o partido irá apostar todas as suas fichas na pré-candidata a prefeita Coronel Helena dos Santos Reis, atual secretária estadual de Esportes. Ela, no entanto, deverá ter como um dos principais adversários o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que pertence ao grupo político do prefeito Edinho Araújo (MDB). O clima entre os pré-candidatos é amistoso, já que Itamar e Helena dividem as atenções do eleitorado em diversos eventos.
Conversas
Por enquanto, todo mundo vai conversando entre si e articulando possíveis apoios. Recentemente, Itamar se reuniu, por exemplo, com o ex-deputado federal Geninho Zuliani, que é quem tem o comando, de fato, do União Brasil na região de Rio Preto. Oficialmente, o partido em Rio Preto é presidido pelo vereador Francisco Junior.
Caciques
Todas as articulações passam necessariamente por Brasília e São Paulo. Ou seja, as candidaturas a prefeitos serão definidas a partir de acordos cuja costuras já foram iniciadas no Congresso Nacional, pelos presidentes nacionais das siglas e pelo gabinete do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O governador se reuniu com líderes partidários na Assembleia Legislativa em encontro que contou com a participação do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e do secretário da Casa Civil, Arthur Lima.
Bomba
A revelação feita pelo Diário do Rodrigo Lima (DRL) nesta quarta-feira, 31, da compra de seis carros zero quilômetros pelo Câmara de Rio Preto pegou de surpresa até vereadores. Eles alegaram à Coluna Bastidores DRL que o presidente do Legislativo, Paulo Pauléra (PP), está “mexendo com fogo”. “Ele (Pauléra) diz que o povo não vai se lembrar”, afirmou um dos vereadores à Coluna Bastidores DRL. Clique aqui para ler a reportagem completa.
Mais famoso do Brasil
Devem brotar pré-candidatos a prefeito e vereador de Rio Preto e região na Feijoada do Ed, que acontece no próximo sábado, 3, no Clube Monte Líbano. Ele contou no Podcast Diário do Rodrigo Lima que será servido no evento chope do Pinguim, de Ribeirão Preto. Clique aqui para assistir ao podcast.
De volta a Rio Preto
Um leitor atento da Coluna Bastidores DRL fez um alerta interessante sobre o evento realizado nesta semana para debater pontos da região metropolitana. Foi a presença do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), que esteve em Rio Preto para participar do evento. Será que ele ensaia um retorno às origens?
Queda de braço
O secretário de Governo, Jair Moretti, está apavorado com o apoio de integrantes da base do governo na Câmara que dá ouvidos ao que foi classificado como “sandices” de Jorge Menezes (União Brasil). Explico: o vereador decidiu adiar as votações de projetos de lei do governo Edinho pelo prazo de cinco sessões. Como o pedido é regimental, acordo com cavalheiros no plenário levam parlamentares a acatarem o pedido do colega no plenário. Moretti quer mudar isso urgentemente!