Regionalização…
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) reuniu 167 prefeitos para anunciar o projeto de regionalização dos serviços públicos de saúde em todo o Estado. “Talvez (seja) o dia mais importante do nosso governo até aqui”, afirmou Tarcísio. O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e outros integrantes da gestão, como o secretário estadual de Governo, Eleuses Paiva, participaram do anúncio feito no Palácio dos Bandeirantes.
…da Saúde
A expectativa é de que a “regionalização” resulte em mudanças na atuação das Direções Regionais de Saúde (DRS-15) ou que Eleuses e a sua equipe busquem avaliar as necessidades de cada região. Em Rio Preto, a DRS-15 é composta por 102 municípios, que possuem diferentes tipos de demandas. “Um verdadeiro marco de cooperação entre Estado e municípios, pioneiro no Brasil, que irá aumentar a eficiência do gasto público e ampliar o acesso à saúde pela população de nosso Estado. Com diálogo constante entre Estado e municípios, um dos pilares do governo Tarcísio, atingiremos um SUS mais resolutivo e sustentável”, afirmou Eleuses.
Repercussão
As diretorias da Funfarme e de seus hospitais consideram de extrema relevância o Projeto de Regionalização da Saúde de São Paulo, com enormes benefícios para a população na medida em que investirá e valorizará os hospitais de porte médio, aproximando a assistência à população. “Ao decidirem investir e reativar os hospitais de pequeno e médio porte, situados em cidades menores, o governo estadual vai conseguir ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que os moradores destes municípios precisam percorrer para conseguir atendimento, o que vivenciamos aqui em nossa região. É uma grande decisão do governador Tarcísio e do Dr. Eleuses”, afirmou o diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares.
Bate e volta
Integrantes do PSD de Rio Preto formaram uma comitiva para acompanhar o anúncio da pasta de Eleuses, cacique da legenda na região de Rio Preto. O vereador Julio Donizete (PSD), o diretor da DRS-15, Guilherme Camargo, e o diretor regional da Secretaria de Governo, Igor Gonçalves, foram até São Paulo. Inclusive, Igor aproveitou para assinar a sua posse no cargo.
Presença
Deputados da região participaram do evento no Palácio dos Bandeirantes, como o relator do Orçamento, Luiz Carlos Motta (PL), que é atualmente um dos parlamentares mais influentes do país. Quem já estava cedinho na sede do governo paulista era o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que tem disparado duras críticas à gestão da Prefeitura na área da Saúde.
Em Brasília 1
A Ministra da Saúde, Nisia Trindade, recebeu em seu gabinete, em Brasília, comitiva formada por Jorge Fares, diretor da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), a diretora administrativa do Hospital de Base (HB), Amália Tieco, e o diretor de relações institucionais, Jurandir Bueno. Eles apresentaram os números do HB, pediram apoio do governo federal para os projetos existentes e novas ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos. A Coluna Bastidores DRL obteve fotografias exclusivas do encontro realizado nesta quinta-feira, 13.
Em Brasília 2
A comitiva do HB se reuniu ainda com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Eles até convidaram o ministro do governo Lula para conhecer o hospital em Rio Preto. Marinho avaliou que o HB é uma referência do SUS no país. Só falta agora marcar a data. Quem confirmou presença no hospital na segunda-feira, 17, foi o senador Sergio Moro e a sua mulher, Rosângela Moro, deputada federal por São Paulo.
Segurança nas escolas
No final da tarde desta quinta-feira, 13, Donizete já estava de volta a Rio Preto para participar de audiência pública que debateu a segurança nas escolas do município. O vereador do PSD presidiu o evento como integrante da comissão de Cidadania da Câmara. A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, e o secretário de Governo, Jair Moretti, representaram o prefeito Edinho Araújo (MDB). “As escolas são seguras”, afirmou Moretti.
Encontro com o TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Sidney Beraldo, participou de reunião com prefeitos e servidores em Rio Preto nesta quinta-feira, 13. Beraldo estava acompanhado da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Feres. O prefeito Edinho Araújo (MDB) participou da 27ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. Entre os temas abordados estão a nova Lei de Licitações (Lei n.º 14.133, de 2021), Terceiro Setor, Planejamento, entre outros.