Exclusivo!
Danilo Campetti (Republicanos), assessor especial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode assumir o mandato de deputado estadual mais rápido do que muitos imaginam. O deputado estadual Gilmaci Santos, também do Republicanos, articula o seu nome nos bastidores para indicação de uma vaga ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A nomeação ocorrerá em setembro. Campetti ficou na segunda suplência do partido e passou para a primeira posição com a nomeação da Coronel Helena como secretária estadual de Esportes. Caso Gilmaci seja indicado para o cargo no TCE, o homem de confiança do governador Tarcísio chegará à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) até outubro deste ano. Questionado sobre o assunto nesta noite, 29, durante a inauguração do novo piso do Ginásio Montanhez, em Rio Preto, ele não quis comentar. “É uma decisão do governador e da Alesp”, afirmou.
Equação
Caso Gilmaci Santos se torne conselheiro do TCE, a vaga definitiva na Alesp será da Coronel Helena, que é a primeira suplente. Ela seguirá na secretaria até março do ano que vem, quando deve se afastar para disputar a Prefeitura de Rio Preto. Com isso, Helena enfim assumirá a vaga oficialmente. Para o lugar dela na Secretaria de Esportes pode ser indicado outro deputado estadual do Republicanos, mantendo Danilo Campetti na Alesp. Se ela for eleita prefeita em 2024, Campetti assume o mandato definitivamente. “É uma engenharia possível”, disse uma fonte diretamente envolvida na articulação.
Em boa hora
A possibilidade de Campetti assumir uma cadeira na Alesp ocorre no momento em que existe uma pressão para que ele retorne ao cargo de agente na Polícia Federal. A queda de braço será entre Tarcísio e o governo do PT, cujo setores miram o agente federal rio-pretense que usou como principal bandeira o fato de ter participado da operação que prendeu o presidente Lula.
Tudo junto e misturado
A inauguração do novo piso no ginásio Montanhez em Rio Preto, nesta segunda-feira, 29, reuniu os principais integrantes do governo do Estado. O diretor da DRS-15, Guilherme Camargo, o diretor regional de Governo e Relações Institucionais, Igor Gonçalves e o próprio Campetti. Quem também estava por lá era o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e os vereadores Julio Donizete (PSD) e Karina Caroline (Republicanos). Bruno Moura acompanhou o evento de inauguração à distância.
Pega fogo
Ninguém vai confirmar oficialmente! Mas a campanha de sucessão do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), já começou nos bastidores da política local. Por isso, se tornará cada vez mais comum os encontros entre os pré-candidatos a prefeito em 2024. O último final de semana comprova exatamente isso.
Evento religioso e feijoada
Pré-candidata do Republicanos, Coronel Helenas dos Santos Reis – secretária estadual de Esportes -,iniciou o sábado participando de um evento religioso ao lado de Edinho e do secretário de Esportes local, Fábio Marcondes, que também tem o seu nome mencionado como possíveis sucessores do prefeito na eleição do próximo ano. À tarde, Helena “trombou” com o deputado estadual Itamar Borges (MDB) na Feijoada do Mané em prol do Centro Social do Estoril. Clique nos nomes para assistir às entrevistas com Helena e Itamar durante o evento.
Eu também
O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, também esteve na Feijoada do Mané acompanhado de aliados políticos. Ulisses já colocou o seu nome na lista dos prefeituráveis no próximo ano.
Reunião com Kassab
Edinho disse que apresentou algumas reivindicações ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, como melhorar o acesso entre Ipiguá e Rio Preto. “Estamos trabalhando neste projeto”, afirmou o prefeito. Ele também pediu a instalação de uma clínica Pet na cidade, além de garantir o andamento das tratativas de recursos que garantam a reforma do prédio do antigo Fórum Criminal no município.
Isolado?
Integrantes do governo Edinho e representantes do governo de Tarcísio já alimentam a tese de que o ex-prefeito Valdomiro Lopes, atualmente deputado estadual pelo PSB, será convencido a não lançar a sua candidatura a prefeito. De fato, a ausência de Valdomiro em eventos estratégicos alimenta as especulações de que ele teria sido convencido, por exemplo, por Kassab a não disputar o Executivo local em 2024. Será?
Dia da Indústria
Enquanto isso, Helena e Itamar seguem “espelhando” agendas em Rio Preto. Nesta segunda-feira, 29, os dois estiveram na sede do Ciesp para participar da palestra realizada pelo ex-ministro Antonio Cabrera. Clique aqui para assistir entrevista com Cabera. A presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Aldina D’amico, e o empresário Marcelo Facchini também conversaram com a Coluna Bastidores DRL.
Região Metropolitana
José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, participou na manhã desta segunda-feira, 29/5, da 2ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de São José do Rio Preto (RM). Ao lado do presidente e vice-presidente da RM, Edinho Araújo e Fernando Cunha, 17 prefeitos e cinco representantes aprovaram a Ata da reunião anterior e definiram a criação da Câmaras Técnicas. “É sempre muito inteligente a gente conseguir contar para nossa cidade, que da união de esforços de mais de um município a solução irá custar menos para cada um de seus cidadãos. É o mesmo dinheiro sendo gastado de maneira mais inteligente, fazendo com que mais pessoas sejam atendidas com o mesmo recurso”, pontuou Police Neto. Ainda segundo o representante do Estado, é necessário “organizar as nossas ações para sermos mais eficientes, mais efetivos e eficazes nas tarefas”.
Furto da arma
O vereador Julio Donizete (PSD) registrou boletim de ocorrência em que informa o furto de uma pistola Glock G21, calibre 45 – que custa cerca de R$ 15 mil. A Coluna Bastidores DRL apurou que a arma estava na casa do parlamentar, que passa por reforma. A suspeita é de que um dos prestadores de serviço tenha subtraído o equipamento. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Rio Preto.