Bolsonaro recebe Marcondes
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, estendeu o “tapete vermelho” para o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), relator do Orçamento da União, e para o coordenador do partido na região de Rio Preto, Fábio Marcondes, nesta quarta-feira, 9, em Brasília. Motta e Marcondes foram recebidos ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Marcondes foi apresentado a Bolsonaro como pré-candidato a prefeito do PL em Rio Preto. Eles posaram para fotografias e o ex-presidente disparou: “sempre estou falando com alguém da cidade”.
Prestígio
No perfil oficial do PL no Instagram, foi registrada a visita de Motta e Marcondes a Valdemar e a Bolsonaro. “Na presença dos nossos amigos e defensores das bandeiras da direita, o presidente nacional Valdemar Costa Neto, o presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro, o deputado federal Luiz Carlos Motta e o vereador Fábio Marcondes, pré-candidato à Prefeitura de São José do Rio Preto”, consta em nota.
Chancela
Ao posar ao lado de Marcondes para fotografias e vídeos, Bolsonaro chancela de vez a pré-candidatura a prefeito do secretário de Esportes de Rio Preto na disputa eleitoral do próximo ano. Era o que faltava para quem ainda tinha algum tipo de desconfiança de que a família Bolsonaro poderia tentar apoiar outra candidatura. A Coluna Bastidores DRL sempre sinalizou que tirar o comando do PL na cidade de Marcondes e de Motta sempre foi um sonho. Algo muito distante.
Homenagem
O comandante da Polícia Militar de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, receberá homenagem na Câmara nesta quinta-feira, 10, em honraria concedida pelo vereador Anderson Branco (PL). O deputado federal Eduardo Bolsonaro também será homenageado pela Casa com o diploma de gratidão. O coronel receberá a Medalha do Brasão do Município de São José do Rio Preto e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão.
Articulação?
Após o gesto do ex-presidente Bolsonaro em favor de Marcondes, com aval do presidente nacional do PL, quase imediatamente começaram as especulações em Rio Preto. Uma das teses é de que o presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra, estaria balançando no comando do PP. Há quem aposte no meio político que o vereador Anderson Branco possa surgir como novo dirigente pepista. “Estou surpreso. Não tenho conhecimento. Sou amigo do Aguinaldo que é coordenador político regional do deputado federal Maurício Neves, que é presidente estadual do PP”, afirmou Branco ao dizer que foi convidado para participar da reinauguração do diretório estadual do Progressistas no dia 17. “Minha conversa é de trazer o deputado aqui para Rio Preto”.
“Pessoal é maldoso”
Branco afirma que houve apenas uma movimentação política para se aproximar de Maurício Neves, por intermédio de Aguinaldo. O vereador garante que irá para o Patriota na disputa da reeleição em 2024. “Pauléra é um companheiro. Ninguém está trabalhando para pegar o partido de ninguém. O pessoal está com a imaginação fértil”, garante Branco. “O Pauléra tem ligação forte com o Pinato (Fausto)”.
Valdomiro em Olímpia
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) participou da inauguração do Novo Museu do Folclore em Olímpia, junto da abertura do 59° Festival do Folclore. O evento estreou neste final de semana e superou o público do ano passado e registrou o recorde de mais de 32 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, já no dia da abertura.
Sebastião regulamenta o Parkour
De autoria do deputado Sebastião Santos, o projeto regulamenta a prática esportiva parkour no âmbito do Estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou em sessão extraordinária, o projeto de lei 673/2021 – de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) – a regulamentação da prática esportiva conhecida como “Parkour”. “O Parkour, também conhecido como arte do deslocamento, é uma prática física que envolve a superação de obstáculos através de saltos, corridas, escaladas e outras técnicas de movimento. Originário da França, o Parkour surgiu na década de 1980 e se tornou popular em todo o mundo nas últimas décadas. A prática já tem reconhecimento como modalidade esportiva em diversos países como o Reino Unido”, explicou Sebastião Santos sobre a origem do esporte.
Concessão da Sabesp 1
O secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, falou aos parlamentares da Alesp, durante reunião conjunta de comissões realizada nesta quarta-feira, 8, sobre os estudos do Governo Estadual para a concessão da Sabesp. Na ocasião, o secretário afirmou que a tarifa cobrada aos consumidores atualmente deve ser reduzida. A afirmação foi feita durante a prestação de contas da Pasta aos parlamentares integrantes da Comissão de Infraestrutura, da Comissão de Atividades Econômicas e da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp. O deputado estadual Itamar Borges (MDB) participou do encontro.
Concessão da Sabesp 2
De acordo com Benini, a condição primária dada pelo governador Tarcísio de Freitas para a concessão da companhia de saneamento básico ao setor privado foi a redução do custo à população. “A qualquer momento em que ele perceber que não haverá essa redução, ele não terá problema em voltar atrás”, afirmou o secretário. Atualmente, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo abastecimento de 375 municípios no Estado. Com a desestatização, o Executivo planeja estender esse atendimento para cerca de 1 milhão de paulistas que hoje não são atendidos pela empresa. Durante a reunião desta quarta, o secretário estadual afirmou que a concessão deve aumentar em R$ 10 bilhões o plano de investimentos da Sabesp. “Estaremos quase dobrando a capacidade de investimento da Sabesp. Não é o dinheiro do Estado nem do usuário, é o dinheiro do investidor”, disse.
Time SP Paralímpico
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu nesta quarta-feira, 8, atletas, treinadores e atletas-guias do Time São Paulo que integraram o Comitê Paralímpico Brasileiro nos Mundiais de Atletismo, na França, e de Natação, disputado na Inglaterra. O evento no Palácio dos Bandeirantes celebrou as conquistas do Time São Paulo, criado e patrocinado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi responsável por 44 das 93 medalhas brasileiras nas duas competições. A secretária estadual de Esportes, Helena dos Santos Reis, também esteve presente ao evento.
‘Não se cale’
Os cerca de 250 ônibus usados no transporte coletivo em São José do Rio Preto servirão como meio de comunicação no combate à violência contra a mulher. Cartazes da campanha “Não se Cale!” serão afixados dentro dos veículos. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e reforço da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. A secretária da Mulher, Maria Cristina de Godoi Augusto, fez a entrega do material para a Secretaria de Trânsito e Transporte, em ato no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. A pasta de Trânsito fiscaliza e supervisiona o Consórcio Riopretrans, formado pelas empresas que prestam o serviço de transporte público do município.