Bolsonaro vem aí!
A Coluna apurou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve desembarcar em Rio Preto em setembro acompanhado pelo candidato a governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Neste final de semana, o presidente é esperado na Festa de Peão de Barretos, que terá a participação de Tarcísio, e candidatos a deputado estadual e federal.
De volta
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) é esperado para o lançamento oficial da campanha do deputado estadual Itamar Borges (MDB) na sexta-feira, 19. Itamar e Edinho Filho (MDB) participaram da gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, que vai ao ar nesta quinta-feira, 18. Itamar anunciou a presença do tucano, o que mostra prestígio do ex-secretário estadual de Agricultura.
Spoiler
E falando em Rodrigo Garcia, o secretário de Esportes, Fábio Marcondes (PL) – que também é personagem de nota mais abaixo – divulgou o primeiro programa de televisão do governador que foi gravado em Tanabi – terra natal do tucano. Marcondes é um dos principais aliados de Rodrigo na região teve a missão de “vazar” o material que será veiculado apenas no dia 26, quando começará a propaganda de rádio e TV.
Surpresa
A impugnação da candidatura a vice-governador de Geninho Zuliani (União Brasil) pegou de surpresa muitos aliados do governador Rodrigo Garcia (PSDB). Geninho e sua assessoria rechearam o WhatsApp com certidões que dariam a garantia de que o candidato segue firme no posto ao lado do tucano. Mas, quem dará a palavra final é o TRE-SP.
108 servidores
O superintendente da Riopretoprev, Jair Moretti, deve estar feliz da vida. Afinal, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), deu posse a 108 novos servidores públicos que irão ocupar cargos nas secretarias da Comunicação Social, de Educação e da Saúde – concursos referentes a 2019. ““Desejo que vocês, novos servidores, venham de coração aberto e com vontade de melhorar ainda mais nossa gestão. Somos peças fundamentais desta engrenagem, unindo esforços em uma sintonia diária para avançar frente às adversidades”, disse o prefeito, que cumprimentou os funcionários.
Visita
O secretário de Esportes, Fábio Marcondes, esteve na Câmara de Rio Preto nesta terça-feira, 16, e passou pelo gabinete do vereador Bruno Moura, que foi expulso do partido (clique aqui). O PL é um dos partidos que já fizeram convite ao parlamentar. O Patriota, o PDT e o PSD também estenderam o tapete vermelho para Moura. Oficialmente, Marcondes foi informar que a obra de iluminação do projeto social Maquininha já havia sido iniciada.
Tensão
A ida da secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, até o Legislativo para falar sobre os projetos voltados para a população de rua teve momentos tensos, principalmente, quando as intervenções foram feitas pelo vereador João Paulo Rillo (PSOL). O Diário do Rodrigo Lima traz reportagem completa sobre o assunto nesta quarta-feira, 17, quando uma nova reunião deverá ser realizada na Prefeitura para tratar do tema.
Não deu
E João Paulo tentou emplacar sem sucesso a convocação do secretário de Saúde, Aldenis Borim, na sessão em relação ao fechamento da UBS do bairro Felicidade. Ele alega que o secretário teria omitido informações sobre reforma que devem ocorrer no prédio. A suspeita é de que a faixa colocada no prédio público seja apenas uma forma de amenizar o impacto negativo causado pelo fechamento definitivo da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Desassoreamento
O vereador Renato Pupo (PSDB) esteve em São Paulo e se reuniu com representantes da Cetesb. Um dos temas abordados por Pupo, que é candidato a deputado estadual, foi o desassoreamento da Represa Municipal. O Semae está em tratativas com os órgãos estaduais para iniciar a limpeza no cartão postal de Rio Preto.
Inseguro
O vereador Odélio Chaves (PP) deu um alerta, durante a sessão, sobre a legalidade do projeto de lei que prevê uma reforma administrativa no Semae. Advogado, ele disse que não tinha segurança para votar na legalidade da proposta do Executivo. Mesmo assim, o projeto de lei foi aprovado, mas sem o voto do vereador do PP que se absteve. João Paulo pediu para que o seu posicionamento e de Odélio fossem registrados em ata. Em caso de algum chabu, o vereador do PSOL vai usar a velha máxima: “eu avisei!”