BASTIDORES – Bolsonaro grava novo vídeo em apoio a Rebelato em Catanduva; Análise da cadeirada em Marçal e Donizete recebe apoio de peso em Rio Preto

Rodrigo Lima
Ricardo Rebelato esteve em Brasília, onde foi recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro/imagem – divulgação

Bolsonaro grava com Rebelato 

O candidato a prefeito de Catanduva, Ricardo Rebelato (PSD), foi até Brasília, nesta segunda-feira, 16, para se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com Rebelato, eles conversaram sobre as demandas que a cidade possui em um eventual governo. “Vamos endireitar Catanduva. 2026 passa por 2024”, afirmou Rebelato, que divulgou vídeo ao lado de Bolsonaro, que esteve em Catanduva e afirmou que na cidade, ele é “55”. Clique aqui para assistir ao vídeo.
No rádio
O programa de rádio dos candidatos a prefeito de Rio Preto miraram apenas propostas. Não ocorreram ataques como aqueles registrados nos últimos dias. Itamar Borges (MDB), por exemplo, carregou os jovens para o seu programa. Itamar, Valdomiro e Coronel Fabio Candido seguem tentando colar suas respectivas imagens ao governador Tarcísio de Freitas, que desembarca em Rio Preto no dia 27, para entregar as casas da Favela Marte. Coronel Fabio usa ainda o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro como um mantra.
Análise da cadeirada…
Depois do debate da cadeirada, o que deve acontecer com a campanha do Pabllo Marçal? Quais os efeitos dessa cadeirada na campanha dele? Antes de mais nada, e previsivelmente, o Pabllo Marçal imediatamente tentou se comparar ao Bolsonaro e ao Trump. Ele publicou, na manhã de segunda-feira, na conta dele no Instagram, um vídeo curto tentando associar a cadeirada, a facada que o Bolsonaro foi vítima em 2018, e a tentativa de assassinato a tiros no Trump em julho. O vídeo é dividido em três telas horizontais, apenas com um piano de fundo musical. Na primeira tela, aparece o Trump no momento dos tiros. Ao centro, tem a cena do Marçal sendo agredido pelo Datena, e a terceira tela mostra a facada contra o Bolsonaro em julho de fora. Clique aqui para assistir ao vídeo.
m debate na TV Cultura, candidato do PSDB parte para cima do adversário do PRTB e o acerta com cadeira/imagem – reprodução
Oportunista?
O Marçal, com alguma previsibilidade, como eu disse, está tentando surfar na consternação que se seguiu aos eventos de que o Bolsonaro e o Trump foram vítimas. O Marçal foi agredido, sim, mas a comparação desses eventos, sou oportunista, que não é exatamente surpreendente, vindo de alguém como o Marçal, que é o oportunismo em pessoa. As perguntas que se podem fazer são mais ou menos as seguintes. Vai colar esse oportunismo?  Vai servir para vitimizá-lo? Vai servir para que o Marçal dê uma virada na campanha dele, depois que o Datafolha, de quinta-feira passada, mostrou que ele caiu e saiu da liderança para o terceiro lugar? A resposta a essas três perguntas é não, por vários motivos. Essa queda dele nas pesquisas ocorreu por um conjunto de fatores que vai desse passado complicado do Marçal, que a campanha acabou revelando, com as condenações na Justiça, até os planos de governo pirotécnicos com pouco respaldo na realidade. E que, no fim das contas, fez dele o campeão de rejeição, segundo as pesquisas da Quest e do Datafolha.
Se agarra na cadeira
 Quase metade do eleitorado paulistano diz que não votará nele de jeito nenhum. Marçal vai tentar se agarrar a essa cadeira nos próximos dias, vai sugar até onde puder o episódio da agressão, mas nada faz supor que essa cadeirada vá vitimizá-lo e vá diminuir essa rejeição. Talvez a tentativa agora do Marçal nem seja essa, a de crescer nas pesquisas, mas talvez seja apenas a destacar uma possível tendência de queda para quem, como ele, tem ambições  políticas maiores, é fundamental não sair dessa campanha como alguém que chegou ao fim do primeiro turno, como um cavalo paraguaio.
Presidente do Republicanos, Diego Polachini, comentou sobre agressão /imagem – divulgação
Vale-tudo
O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, também fez sua avaliação do episódio. “Marçal adotou uma estratégia hostil desde o início. Vem provocando os adversários até o limite. Datena perdeu a cabeça porque não tem sangue de barata. Acredito que a ausência de uma atuação mais firme e mais célere da Justiça Eleitoral tem promovido uma sensação de insegurança jurídica. Candidatos acham que campanha eleitoral é vale-tudo. Não é. Crime continua sendo crime. Crime contra honra também continua sendo crime. Tenham cuidado com as acusações que estão fazendo”, escreveu nas redes sociais.
Diretor de Divisão São Paulo e Minas Ferais do Assaí Atacadista, Sérgio Leite, durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima/imagem – reprodução
Podcast no ar 
O Assaí Atacadista chega em Rio Preto com a abertura de 300 novas vagas de emprego e a inauguração de uma de suas lojas no espaço alugado na área do Instituto Alarme ainda neste ano. O diretor de divisão da marca, Sérgio Leite, participou da gravação do podcast Diário do Rodrigo Lima e falou sobre os objetivo da empresa e ele fez uma promessa: “ter o melhor preço de produtos na cidade”. De acordo com Leite, Rio Preto é um dos maiores centros econômicos do Estado de São Paulo. A cidade polariza diversas outras cidades ao seu redor, tornando-se um ponto estratégico para a expansão do Assaí Atacadista, que vai investir R$ 180 milhões em suas duas lojas na cidade.  Uma loja abre até o final do ano e a outra em 2025. Clique aqui para assistir a entrevista.
Advogado Augusto Mendes Araújo recebeu o vereador Julio Donizete no seu escritório/imagem – divulgação
Apoio de peso
O vereador Julio Donizete (PSD) recebeu um apoio de peso em Rio Preto nesta segunda-feira, 16. O advogado criminalista Augusto Mendes Araújo gravou vídeo com pedido de voto ao parlamentar. Araújo é reconhecido por sua atuação em casas com projeção nacional e até internacional. Ele integrou a defesa da família do ex-jogador Daniel Alves na Espanha, além de ser o nome das grandes operações no país.
Carlão visitou projeto em Votuporanga nesta segunda-feira/imagem – divulgação
Visita de Carlão 
O deputado estadual Carlão Pignatari esteve na Associação Beneficente Irmão Mariano Dias, em Votuporanga, nesta segunda-feira, 16.  “Acompanhei de perto o impacto dos R$ 100 mil que destinei para fortalecer esse trabalho tão importante. Com os novos climatizadores, ar-condicionado, TV e geladeiras industriais, a estrutura ficou ainda melhor para atender mais de 130 crianças e adolescentes, além de 250 famílias em situação de vulnerabilidade. Ver a alegria dessa turma não tem preço”, afirmou nas redes sociais.
Fabiano Eduardo é candidato a vereador pelo PL em Rio Preto/imagem – reprodução
Na linha de frente 
O ex-assessor da Secretaria de Esportes Fabiano Eduardo participou de agenda ao lado do candidato a prefeito do PL em Rio Preto, Coronel Fabio, e do vice Fábio Marcondes no Terminal de ônibus. Ele, que é o braço da legenda na região Norte, é um dos principais nomes da legenda para conquistar uma cadeira na Câmara pelo partido, ao lado de Márcia Caldas, presidente licenciada do Sincomerciários.
Vereador Francisco Junior é um dos coordenadores do projeto Mundo Novo/imagem – reprodução
Vem forte 
Outro que busca a reeleição em Rio Preto e vem forte é o vereador Francisco Júnior. O projeto Mundo Novo cumpre uma missão social na cidade que antes era desconhecido por muitos rio-pretenses. À medida que as pessoas vão recebendo as informações sobre o tamanho do projeto, mais o parlamentar conquista novos apoios na cidade. “É  essencial cuidarmos com carinho da melhor idade, daqueles que construíram o presente que vivemos. Hoje, nossos projetos já beneficiaram mais de 400 alunos, oferecendo oportunidades de inclusão e bem-estar. Eles merecem todo o nosso respeito. Por isso, investir em programas sociais para a melhor idade é uma prioridade no meu mandato, garantindo dignidade e qualidade de vida”, escreveu Júnior nas redes sociais.
Renato Pupo visitou a sede da ARCD em Rio Preto/imagem – divulgação
Na ARCD
O vereador Renato Pupo (Avante) visitou nesta segunda-feira, 16, a sede da AACD em Rio Preto. A presidente da entidade Adriane Cirelli agradeceu: “hora de avaliarmos o mandato que se finda para o Legislativo e olharmos para o próximo mandato com foco no propósito da ARCD de transformar a deficiência física em sorrisos gratidão ao vereador apoiador e amigo Renato Pupo pela presença constante em nossa comunidade. Nossa gratidão pelas emendas que destinou favorecendo que cumpríssemos nossas obrigações financeiras com nossos colaboradores. Gratidão pela escuta atenta às nossas demandas atuais na certeza de que com apoio podemos oferecer ainda mais para os que tanto necessitam de nossos serviços”, escreveu ela nas redes sociais.
Reta final 
Há 20 dias da eleição, candidatos a vereador pisam no acelerador. Bruno Marinho (PRD) divulgou agendas concluídas já no período da noite. Durante a campanha, candidatos que buscam a reeleição cumprem compromissos até no início da madrugada.E, olha que em muitas dessas agendas, o candidato a prefeito está junto. Uma verdadeira maratona.

Deixe um comentário