Conversa com “papai”…
Menos de 72 horas após a divulgação do resultado da eleição em Rio Preto, os dois vereadores do PSD na Câmara – Jorge Menezes e Julio Donizete – viajaram para São Paulo nesta terça-feira, 29, para se encontrar com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, que comanda a legenda na região. De maneira exclusiva, a Coluna Bastidores DRL apurou ainda que os dois parlamentares se encontraram ainda com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Donizete chama Eleuses carinhosamente como “papai”.
…e Kassab em São Paulo
Oficialmente, Donizete e Menezes afirmam que foram em busca de recursos para atender demandas da cidade, principalmente, a partir de janeiro de 2025, quando o Coronel Fábio Candido (PL) assumirá a cadeira de prefeito. Obviamente, os parlamentares consultaram os caciques partidários sobre o posicionamento do PSD no Legislativo, já que a legenda apoiou a candidatura do deputado estadual Itamar Borges (MDB). A Coluna apurou que o comportamento dos dois vereadores vai depender muito do tratamento dispensado pelo futuro governo. A conferir.
‘Não sei ser oposição’
Se alguns partidos prometem endurecer na negociação com o governo do Coronel Fábio, há vereadores que já se consideram de uma futura base governista na Casa. É o caso, por exemplo, do vereador Celso Peixão (MDB), que não esconde sua dificuldade em fazer o papel de “fiscalizador”. Sem pudor, o emedebista já avisou o vice-prefeito eleito, Fábio Marcondes, que “não sabe fazer oposição”. Marcondes retornou à sua cadeira na Câmara até dezembro.
Eu não sei de nada
Marcondes não quis comentar as articulações políticas e afirmou que quem fala pelo futuro governo é o próprio Coronel Fábio e o chefe da comissão de transição, Coronel Carmona. O vereador do PL nega que ele será o articulador político ou secretário de Governo a partir do próximo ano.
Ele não!
Grupo de vereadores ouvido pelo Coluna Bastidores DRL já afirmaram que não pretendem aceitar uma possível indicação do colega Paulo Pauléra (Progressistas) para permanecer na presidência da Câmara de Rio Preto, a partir de janeiro de 2025. Ao menos nos primeiros dois anos de mandato do Coronel Fábio, a tendência é de que um nome de um parlamentar reeleito seja escolhido para suceder Pauléra no comando da Casa.
Recado
O presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini, se reuniu com os vereadores eleitos do partido: Pedro Roberto e Pastor Jonathan Santos. O coordenador regional do Republicanos, Cleber Tavares, também participou do encontro para avaliar o resultado da eleição. “Entendemos que Rio Preto enfrentará um momento delicado a partir do próximo ano, com demandas crescentes (sobretudo na Saúde) e orçamento limitado, e que exigirá uma postura mais enérgica do próximo governo. Os vereadores estão cientes do importante papel que terão na Câmara. Também avaliamos que o Republicanos, a priori, terá um comportamento colaborativo e propositivo pensando no melhor para as pessoas e para a cidade”, consta em nota emitida por Polachini.
Consórcio Novas Escolas Oeste SP vence…
Dando início à Maratona de Leilões, o Governo de São Paulo, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), realizou nesta terça-feira (29), na sede da B3, o primeiro leilão de parceria público-privada (PPP) para a construção, manutenção, conservação predial, gestão e operação dos serviços não pedagógicos de 17 unidades escolares do Lote Oeste, que teve como vencedor o grupo Consórcio Novas Escolas Oeste SP.
…o primeiro lote do leilão da PPP de Novas Escolas
Os investimentos de R$ 1,1 bilhão permitirão a construção de 462 novas salas de aula e 17.160 vagas para alunos de ensino fundamental e médio, em 14 municípios, ao longo de 25 anos de concessão. “Enquanto professores e diretores terão tempo para se dedicar ao ensino, o consórcio ficará responsável pela infraestrutura”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Escolas em Rio Preto e Olímpia
No Lote Oeste, serão construídas unidades de ensino nos municípios de Araras, Bebedouro, Campinas, Itatiba, Jardinópolis, Lins, Marília, Olímpia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio Preto, Sertãozinho e Taquaritinga. A parceria com a iniciativa privada irá modernizar as escolas da rede pública do estado. O ensino continuará gratuito e as atividades pedagógicas seguem sob responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
Gilmar anula condenações de Dirceu
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou as condenações impostas ao ex-ministro José Dirceu na operação Lava Jato. A decisão atendeu ao pedido da defesa do ex-titular da Casa Civil e estendeu os efeitos do entendimento da Segunda Turma da Corte, que, em 2021, declarou a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro – atualmente senador – ao condenar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal do triplex do Guarujá.