Entusiasmados
Durante entrega de obra no 4º Batalhão da Polícia Ambiental de Rio Preto, o coronel Fabio Candido, disse que pode antecipar a sua saída da corporação para disputar a Prefeitura de Rio Preto em 2024. Ele tem reunião nesta terça-feira, 12, em Brasília, com o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. A expectativa é de que o ex-presidente Jair Bolsonaro também possa participar do encontro.
Dobradinha no forno
Ao lado do secretário municipal de Esportes, Fábio Marcondes, o comandante da Polícia Militar na região de Rio Preto deve selar, oficialmente, o acordo da dobradinha para o lançamento da chapa pura do PL para disputar a sucessão do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). O coronel comentou sobre a sua condição de pré-candidato, após o evento oficial, o que despertou a ira de prováveis adversários. Clique aqui para assistir a entrevista.
Afago 1
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, de maneira velada, sinalizou apoio ao nome de Candido como pré-candidato a prefeito em Rio Preto. Em evento oficial, ele evitou a declaração de apoio explícito ao coronel, que foi seu instrutor na escola de oficiais Barro Branco da Polícia Militar.
Afago 2
Derrite também não perdeu oportunidade de afagar os deputados estaduais de Rio Preto que estavam no evento: Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB). O secretário agradeceu o apoio na Assembleia Legislativa que possibilitou o reajuste salarial para policiais durante a gestão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Orbitando
Alguns vereadores se posicionaram estrategicamente próximo do coronel Fabio Candido durante o evento. O vereador Anderson Branco disse à Coluna Bastidores DRL que ele deve permanecer no PL para disputar a reeleição. Ele, no entanto, pode migrar para o Progressista. Outro que apareceu na cena, durante evento na Polícia Ambiental de Rio Preto, foi Robson Ricci, que ja´estava apalavrado com o Podemos. Ricci, porém, estaria negociando a sua filiação no PL, que tem Motta como presidente local. Entre os vereadores presentes ao evento estavam Julio Donizete (PSD) e Bruno Marinho (Patriota), que deve deixar a legenda na janela partidária.
Valdomiro prioriza o mandato
Valdomiro fez uma avaliação positiva do mandato na Alesp. Sem citar nomes, ele criticou quem faz política eleitoral em todo o momento. “Eu não penso em eleição. Eu critico esse negócio de fazer política eleitoral 100% do tempo. As pessoas querem que a gente demonstre o nosso carinho e o nosso compromisso com elas”, disse o deputado. Clique aqui para assistir a entrevista.
Edinho fala sobre 5G
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), disse que vai encaminhar o projeto de lei que possibilita a instalação do 5G na cidade para a Câmara no próximo ano. Ele disse que um eventual “mal entendido” ou falta de explicação técnica será revisto pelo governo em 2024. Ou seja, nas entrelinhas é óbvio que a articulação política do governo falhou e o prefeito viu a proposta ser rejeitada neste ano por parlamentares da sua base no Legislativo. Clique aqui para assistir a entrevista.
Desafio
Edinho disse que um dos seus principais desafios do próximo ano é concluir as obras. Ele confirmou a reinauguração da rodoviária no dia 14, às 18h.
Ataque hacker
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou na noite desta segunda-feira, 11, que Polícia Federal (PF) investiga o ataque hacker ao perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva na plataforma X (antigo Twitter). Na nota, a secretaria diz ainda repudiar “veementemente o ataque” e que a plataforma X também foi acionada para apurar o caso. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, disse. No ataque, os invasores publicaram mensagens ofensivas e com xingamentos.