Durante o descarregamento de combustível no tanque do posto Brasília, houve um derramamento de uma grande quantidade de gasolina nesta sexta-feira, 30. O combustível chegou até o lago 2 da Represa Municipal.
Após avaliação do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae), em conjunto com a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental, sobre os riscos para o abastecimento dos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, foram instaladas, nos lagos 1 e 2 da Represa Municipal, barreiras de contenção para evitar a dispersão do produto, visando a sua remoção. A limpeza da Represa ficou a cargo do Posto Brasília.
A captação de água do lago 1, para tratamento, na ETA, foi paralisada. Não há risco de desabastecimento. A ETA – Palácio das Águas está captando água do lago 3. Para auxiliar no abastecimento, o Semae está utilizando interligações do sistema de poços.
No momento, os técnicos da autarquia estão monitorando a situação para decidir as próximas ações. Haverá uma nova reavaliação sobre as condições da Represa Municipal na próxima terça-feira, 3.
O presidente da Câmara, Rio Preto, Pedro Roberto, diz que vai avaliar com os órgãos ambientais a possibilidade de criar sistema com o objetivo de evitar que a Represa seja atingida. “A preocupação é com o abastecimento de água”, afirmou.