A formação de cidadãos com valores éticos e morais. Esse é um dos principais objetivos do ensino oferecido pelo Colégio Agostiniano São José em Rio Preto. O coordenador pedagógico do Ensino Fundamental – 8º e 9º anos – e do Ensino Médio, Ricardo Constante Martins, participou da gravação do Podcast do Diário do Rodrigo Lima, onde ele fala sobre a importância da preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“A preparação para o Enem é uma preparação de vida”, afirma Ricardo ao explicar que esse processo se inicia ainda na Educação Infantil e se encerra no Ensino Médio, com o aprimoramento de toda essa preparação.
Martins cita ainda que é constante a busca pela formação dos estudantes “para a vida pautada em valores que você incorporou e a uma boa formação acadêmica”. Por isso, ele faz um alerta sobre a dedicação em relação aos estudos, não apenas nos últimos seis meses que antecedem, por exemplo, a aplicação do Enem.
“No colégio a preparação é intensa e demanda muita dedicação”, afirmou o coordenador pedagógico do colégio São José. “A concorrência é muito grande. Você tem um processo seletivo bastante afunilado e as vagas são limitadas. Se não estudar e não houver dedicação diária você não consegue ter bom rendimento”, afirmou.
Por isso, a dica é criar uma rotina de estudo. “Não é quantidade de estudo, mas a qualidade do estudo”, disse Ricardo durante o Podcast. “Se estudar duas horas todos os dias sempre, ele terá uma formação diferenciada”.
Para Ricardo, outro ponto importante é que uma rotina de estudos demanda disciplina em relação ao uso de redes sociais. “A dedicação pressupõe tempo. Primeiro organizar os estudos, depois pode e deve praticar esportes, acessar rede social e namorar. Não precisa deixar de fazer o que você gosta para estudar”, afirmou.
De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio São José, a dedicação ao estudo vai garantir a segurança para o aluno escolher a sua profissão no futuro. E, diante desse desafio, a escola identifica e oferece aulas de acompanhamento no contraturno em que o estudante possui dúvidas ou dificuldades em dominar determinado conteúdo.
“Fazemos mapeamento de alunos que precisam de aula de acompanhamento no contraturno. Temos professores que fazem atendimento individual no período da tarde”, afirmou. “Existem conteúdos que são pré-requisitos de outros conteúdos”.
Durante o Podcast, Ricardo apontou temas sobre o aprendizado em relação ao tempo para a realização da prova do Enem, os simulados realizados pelo colégio ao longo do ano com o objetivo de controlar e aprender a lidar com a ansiedade.
E, mesmo que o aluno não passe no Enem, Ricardo afirma o seguinte: “seu empenho será valorizado”. Ele fala ainda sobre a orientação vocacional dos alunos, com a realização da Feira de Profissões e viagens até as universidades.
Além disso, o coordenador pedagógico falou sobre o apoio da família. “É essencial. Não é a pressão que vai fazer ele (aluno) ir melhor no Enem ou vestibular. A pressão só vai resultar em mais nervosismo”, afirmou Ricardo ao dizer que existe uma parceria entre os pais e o colégio.
Ricardo cita que formar alunos para passar no vestibular é apenas um dos objetivos, mas o foco do Colégio São José é investir na formação pessoal dos alunos com excelência acadêmica. “Formar cidadãos e pessoas com valores. Além da formação para o vestibular, nós oferecemos também possibilidade e situações para formação de cidadãos, com valores éticos e morais. Empatia e respeito”, afirma.