BASTIDORES DRL – Edinho e Pauléra debatem eleição de 2024; Branco visita Itamar em Rio Preto e Marcondes confirma legenda a Fabiano Eduardo
Rodrigo Lima
Edinho encontra Pauléra
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), esteve nesta terça-feira, 9, na Câmara e se encontrou com o presidente da Casa, Paulo Pauléra (Progressistas). Durante o encontro, o próprio Pauléra, que é presidente do Progressistas local, afirmou que eles conversaram sobre as propostas que serão analisadas pelos parlamentares em 2024. Além disso, a eleição deste ano também foi tema do encontro. “O cenário político atual também foi abordado e, na sequência, Edinho fez um balanço de sua atual gestão em entrevista à TV Câmara”, escreveu Pauléra.
Branco com Itamar
O vereador Anderson Branco dá sinais de que só aguarda a janela partidária para trocar o PL por outra legenda. Enquanto isso, ele fez visita ao pré-candidato a prefeito pelo MDB em Rio Preto, deputado estadual Itamar Borges, nesta terça-feira, 9. Branco estava apalavrado com o PRD – antigo Patriota. Mas tudo pode mudar. Na política, ao contrário do ditado popular, nem sempre é “preto no branco”.
Janela partidária
A janela partidária é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Essa possibilidade está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se for feita nesse período permitido.
Quando ocorre a janela partidária?
Neste ano, a troca de legenda poderá acontecer de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. Muitos vereadores em Rio Preto vão mudar de “time” até o último momento.
Garantia de legenda
O coordenador regional do PL, Fábio Marcondes, se encontrou nesta terça-feira, 9, com o assessor da Secretaria de Esportes Fabiano Eduardo. Marcondes confirmou que Fabiano terá legenda para disputar uma cadeira na Câmara de Rio Preto na eleição de outubro. “Fabiano tem legenda no PL e será candidato. Trabalha comigo há muitos anos. Como todos sabem não serei candidato a vereador. Abrindo assim oportunidade para aqueles que sempre me ajudaram”, afirmou Marcondes em nota.
Perda de um amigo
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) lamentou a morte do cantor e compositor Edivan em Rio Preto. “Edivan foi um dos músicos e compositores responsáveis pelos jingles nas eleições da qual participei, um gênio autodidata, seu talento vai fazer falta. Nossa solidariedade a familiares, amigos e principalmente aos filhos Rafael, Gabriel e a esposa Gisele”, escreveu Valdomiro.
Vendas recorde…
As vendas do comércio varejista na região de Rio Preto registraram uma alta de 2% em 2023, em comparação com o ano de 2022, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e Sincomercio. Em números absolutos, o faturamento atingiu a marca de R$ 40,5 bilhões — maior cifra desde o início da série histórica, em 2008. “O aumento de 2%, relativamente tímido, se deu sobre uma base forte de comparação, já que, em 2022, as vendas do varejo na região apontaram alta de 11,1% em relação a 2021”, consta em nota do Sincomercio.
…no varejo
De acordo com a entidade, cinco das nove atividades analisadas registraram crescimento, com destaque para os supermercados, farmácias e perfumarias — que também alcançaram a maior receita da história —, e para as concessionárias de veículos, que se beneficiaram do incentivo fiscal do governo federal na metade do ano. “Segundo as projeções da Federação, em conjunto com o Sincomercio, o segmento de autopeças e acessórios e as lojas de vestuário, tecidos e calçados também tiveram resultados mais relevantes desde 2008. Já as lojas de móveis e decoração e a atividade de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos ficaram muito próximas da estabilidade”, consta na nota.
Podcast no ar
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), contou detalhes do projeto de construção do novo aeroporto no município que promete turbinar o Turismo na região. Durante a gravação do Podcast Diário do Rodrigo Lima, contou detalhes da articulação política que resultou na liberação de R$ 104 milhões junto ao Orçamento Geral da União (OGU) que garantiu a construção do aeroporto na cidade. De acordo com Cunha, a obra deve ser finalizada em 30 meses após o início da obra. Ele afirmou que a previsão é de que o aeroporto entre em operação para receber turistas até o fim de 2026. “O Turismo gera emprego e renda”, afirmou o prefeito. Clique aqui para assistir a íntegra do Podcast.
Encontro com Helena
Recém-filiado ao Republicanos de Rio Preto, Warlen Miiller, se encontrou com a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis, pré-candidata a prefeita no município. Warlen disse que a reunião proporcionou “um diálogo enriquecedor e inspirador”. “Conversamos sobre o futuro de São José do Rio Preto, e quero ajudá-la a explorar a interseção entre política, saúde e esporte. Acredito firmemente que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de bem-estar físico e mental, onde o esporte desempenha um papel crucial. Como defensor da saúde pública, sei que investir no esporte é investir na qualidade de vida de nossa cidade”, escreveu Warlen nas redes sociais. Helena se reuniu também com outros pré-candidatos a vereador em Rio Preto, como Allana Cegarra.
Dignidade
O vereador Julio Donizete (PSD) aproveita o período do recesso parlamentar para visitar suas bases eleitorais e ouvir as demandas dos moradores. O parlamentar esteve nesta terça no bairro Dignidade, onde se encontrou com representante da associação dos moradores.
Inteligência artificial…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve aprovar neste ano uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro. A data para votação da resolução ainda não foi definida, mas as regras serão discutidas em uma audiência pública que será realizada pelo tribunal no final deste mês.
…na eleição de 2024
O TSE pretende garantir a proibição da manipulação de vozes e imagens de conteúdo sabidamente inverídico para divulgação de desinformação contra a lisura das eleições e de propaganda negativa contra candidatos e partidos nas redes sociais e na propaganda eleitoral. O objetivo é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.ConfirmarPolítica de Privacidade