Novas Varas do Judiciário
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ricardo Anafe, esteve em Rio Preto para fazer a instalação de duas Varas Cíveis, duas Varas de Família e uma Vara Empresarial no município que irá atender demandas da região de Rio Preto, de Araçatuba e Presidente Prudente. Durante a solenidade, ele recebeu o título de cidadão rio-pretense proposto pela Câmara. Clique aqui para assistir a entrevista com Anafe. “Vara Empresarial vai dar mais segurança jurídica para os negócios. Em relação às varas cíveis, temos oito, vamos para 10 em Rio Preto, garantindo uma prestação jurisdicional mais rápida, e com mais eficiência. Da mesma forma às varas da Família, que estamos dobrando”, disse.
Itamar, Helena e Valdomiro lado a lado
O evento reuniu juízes, promotores, representantes das Forças de Segurança – Polícia Civil e Polícia Militar, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além dos deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) e a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena dos Santos Reis. Curiosamente, os três sentaram lado a lado durante a solenidade ocorrida no Fórum Criminal de Rio Preto. A cena causou murmurinho entre os presentes ao evento, já que os três deverão ser adversários políticos na eleição de 2024 no município.
Relação povo e STF
Questionado pela Coluna Bastidores DRL, o presidente do TJ-SP, Ricardo Anafe, empurrou para o colo da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a seguinte pergunta: “quando será pacificada a relação de parte da população com o STF?” Clique aqui para ver qual foi a resposta do desembargador.
Michelle Bolsonaro…
A prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti, vai trocar o PSD pelo PL. A decisão foi encaminhada, em Brasília, após ela participar de gravação de vídeo com Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira, 17. De acordo com a prefeita, ela foi convidada para falar sobre a participação da mulher na política. “Vou para a reeleição. Está tudo engatilhado para ir para o PL”, disse a prefeita à Coluna Bastidores DRL nesta sexta-feira, 17.
… grava vídeo com Gi Franzotti
Bolsonarista roxa, Gi Franzotti disse que o PSD seguirá com quadros importantes na cidade. Ela confirmou ainda que vai disputar a reeleição em 2024. Durante o encontro com Michelle, ela disse que Bolsonaro conversou com elas por meio de uma ligação de vídeo pelo WhatsApp. Michelle já é a principal cabo eleitoral da prefeita na eleição do próximo ano.
Visita no gabinete
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), recebeu em seu gabinete o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, para debater o possível apoio do governo federal aos projetos do município. Perosa levou o vereador Bruno Moura (Patriota) na agenda, que também teve a participação do deputado estadual Itamar Borges (MDB). “Recebemos o pedido do prefeito para destinação de recursos ao setor agropecuário. A cidade cresceu e hoje pleiteia a construção de uma Central de Abastecimento, aquisição de caminhão para suporte na logística de gêneros alimentícios e ainda a manutenção em estradas e pontes rurais. Saio daqui com os pedidos em mãos para, em breve, trazer boas notícias para a nossa querida São José do Rio Preto”, disse Perosa. A Coluna apurou que os pedidos somam quase R$ 7 milhões.
Pressão
Os vereadores João Paulo RIllo (PSOL), Jorge Menezes (PSD) e Pedro Roberto (Patriota) realizaram coletiva nesta sexta-feira, 18, na Câmara de Rio Preto com o objetivo de apresentar possíveis provas de irregularidades na Secretaria de Serviços Gerais. Eles cobraram publicamente colegas que ainda não assinaram requerimento de instalação de CPI para investigar a empresa WWS.
Tudo certo
O secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, negou a ocorrência de irregularidades na sua pasta. Em nota, ele afirmou que a contratação de 181 funcionários da empresa terceirizada prestaram os serviços pelos quais foram contratados. Ramalho suspeita que denúncias tenham conotação política.
Zambelli na mira
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira, 18, para tornar ré a deputada federal Carla Zambelli (PL) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Até o momento, por 6 votos a 1, o Tribunal votou para aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar após o episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocaram provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.